SOBRE TI-UNIPAM

A TI-UNIPAM compreende o conjunto de hardwares, de softwares, de redes de telecomunicação e de ferramentas relacionadas, que formam a base tecnológica para a integração e a automação dos processos de negócio da instituição.

É composta por quatro órgãos executivos auxiliares, constituídos em coordenadorias, diretamente subordinadas à Diretoria Executiva, e que se interagem para prover soluções em tecnologia da informação para o UNIPAM. Esses órgãos são: Desenvolvimento de Sistemas, Redes e Segurança, Informática e Organização de Sistemas e Metódos.

COORDENADORIAS

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Desenvolvimento de Sistemas

Responsável pelo desenvolvimento, suporte e manutenção de soluções de softwares integradas com a gestão da instituição.

Tem como missão garantir a confidencialidade, disponibilidade, integridade e autenticidade das informações necessárias para o trabalho pleno da administração e da comunidade acadêmica da instituição, com excelência, inovação e melhorias contínuas nos processos.

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Organização,Sistemas e Metódos / Lei Geral de Proteção de Dados

Responsável por mapear os processos de toda a instituição, auxiliar na aplicação da Metodologia Ágil de acordo com as demandas dos setores, acompanhar os projetos da área de TI, zelar pelo cumprimento da LGPD auxiliando nas ações provenientes da prática da lei no UNIPAM/FEPAM, e auxiliar no desenvolvimento de políticas internas.

Tem como missão buscar a eficiência dos processos de toda a instituição, promover a excelência operacional, garantindo que os mesmos se alinhem aos objetivos estratégicos da alta gestão e proporcionem valor significativo.

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Redes e Segurança

Responsável pela instalação, suporte, segurança, monitoramento e manutenção de redes (cabeada, Wi-Fi e dados), do Data Center e do Circuito Fechado de TV por IP (CFTV IP) do UNIPAM.

Tem por missão disponibilizar acesso à informação por meio de recursos de conectividade sustentáveis e seguros, alinhados com a política do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da instituição.

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Informática

Responsável pela instalação, suporte e manutenção de todos os equipamentos de informática disponibilizados pelo UNIPAM, exceto àqueles de uso específico de cada órgão.

Sua missão é atender com presteza e precisão às necessidades de informática das comunidades acadêmica e administrativa do UNIPAM/FEPAM.

SERVIÇOS PRESTADOS

A execução dos serviços é guiada por processos, normas, instruções e manuais de hardware e software, conforme o caso. Quando necessário, serviços especializados de terceiros são contratados ou outras áreas competentes do UNIPAM são acionadas.

A TI-UNIPAM atende a todos os órgãos e setores do UNIPAM, incluindo unidades externas (CCV, CCO, CCE, e Escola Agrotécnica “Afonso Queiroz”) e as demandas geradas por processos e necessidades internas de cada um desses órgãos e setores, oriundas de atividades de: auditoria, monitoramento, pesquisa de novas soluções, manutenções preventivas e corretivas; e de ações de melhoria contínua. Por essa razão, a lista de serviços é revisada continuamente, de acordo com a evolução do cenário geral da instituição.



Ajuda e Suporte

Atendimento em consultoria, tratamento e serviços de manutenção, suporte a equipamentos, salas multimídia e salas de Informática.

Público Alvo: colaboradores, comunidade acadêmica e terceiros

  • Atendimento ao usuário
  • Manutenção de redes
  • Suporte a equipamentos
  • Suporte a softwares
  • Segurança da Informação

Conheça as normas para uso dos microcomputadores e salas de Informática:

Armazenamento e Servidores

Disponibilizar espaço para armazenamento, troca de arquivos e servidores para hospedagem de sites institucionais e portais acadêmicos.

Público Alvo: colaboradores e comunidade acadêmica

  • Compartilhamento de arquivos
  • Virtualização de servidores
  • Backup de arquivos

Contas e Acesso

Orientação sobre senhas para acesso aos serviços e sistemas do UNIPAM.

Público Alvo: colaboradores, comunidade acadêmica e terceiros

  • Serviços de autenticação
  • Correio Eletrônico
  • Senhas de acesso

Portais e Sistemas

Suporte ao portal acadêmico, sistema de chamados e webservices.

Público Alvo: colaboradores, comunidade acadêmica e terceiros

  • Portais institucionais
  • Sistemas administrativos
  • Sistemas legados
  • Web Services
  • Vestibular e EAD

Redes e Segurança

Acesso à internet, filtro de conteúdo, manutenção de redes e resposta à incidentes de segurança da informação.

Público Alvo: colaboradores, comunidade acadêmica e terceiros

  • Manutenção de redes
  • Liberação de conteúdo WEB
  • Projeto e instalação de redes
  • Rede de dados
  • Rede Wi-Fi
  • CFTV IP
  • Auditoria e registro de logs

Equipamentos

Aquisição, registro e suporte de equipamentos.

Público Alvo: colaboradores e comunidade acadêmica

  • Aquisição de equipamentos
  • Gestão de mudanças de configurações
  • Registro de equipamentos
  • Suporte a equipamentos

Wi-FI

Pontos de acesso: blocos A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, L, M, N, ALFA, CCO e CCV.

Política de uso do Wi-Fi do UNIPAM:
A Política de uso do Wi-Fi do UNIPAM é o documento que define as condições de uso da rede sem fios do UNIPAM, conhecida como Wi-Fi UNIPAM. A política também define as responsabilidades dos usuários bem como as limitações e riscos de segurança envolvidos no uso da conexão.


Para mais detalhes sobre a política:

ESTRUTURA E FLUXO DE ATENDIMENTO

A TI possui três salas localizadas no campus, com a seguinte estrutura de atendimento:

  • Suporte a ativos: equipe de atendimento para equipamentos de rede, CFTV IP, UPS, armazenamento de dados, manutenção de servidores, estações de trabalho e periféricos;
  • Suporte a serviços: equipe para atendimento de serviços de compartilhamento de arquivos, autenticação, correio eletrônico e acesso à internet, hospedagem de sites, sistemas administrativos e legados;
  • Suporte a usuários: equipe para atendimento ao usuário final na configuração de estações de trabalho, periféricos e salas de Informática.

A TI possui um fluxo de atendimento planificado, sem níveis de suporte diferenciados. O único escalonamento existente é o que encaminha o atendimento de um membro da TI diretamente para o gestor responsável pelo serviço prestado.

Esse escalonamento vai depender do ANO, do ANS e do grau de severidade de um chamado. Chamados que estão próximos de violar o ANO ou o ANS, são escalados para o respectivo gestor (Redes e Segurança, Desenvolvimento de Sistemas ou Informática). Chamados de alta criticalidade também são escalados ao gestor, que pode então atribuí-lo entre os membros de sua equipe.

Em última instância, caso a solução requeira correção de bug ou desenvolvimento de nova funcionalidade que não esteja sob responsabilidade da TI, é realizado o escalonamento para o setor ou fornecedor responsável.

Os atendimentos são de segunda-feira à sexta-feira, seguindo os horários abaixo para cada setor:

  • Coordenadoria de Informática - 7 horas às 23 horas.
  • Desenvolvimento de Sistemas: 7 horas às 19 horas.
  • Organização, Sistemas e Métodos - 7 horas às 18 horas.
  • Redes e Seguranças - 7 h 30 min às 18 horas.

Os atendimentos realizados de sábado a domingo em regime de escala, compreende apenas o setor de Redes e Segurança, que entre 7 horas até 19 horas, estará sobreaviso.

Possui ainda monitoramento 24x7 da infraestrutura e banco de dados através de empresas terceirizadas.

Para acioná-los acesse o link https://unipam.ellevo.com/

PLANOS, POLÍTICAS E NORMAS

TI UNIPAM

SAIBA MAIS

Ações de sustentabilidade, de inovação, de melhoria contínua e de otimização de recursos

Alinhada com o SGI e suas ações, a TI-UNIPAM trabalha continuamente, em diversas iniciativas, com o objetivo de buscar soluções que contribuam para a sustentabilidade financeira, para a inovação, para a melhoria contínua e para a otimização de recursos

Visão de futuro

Mantendo o alinhamento com a Missão e Visão da instituição e com o seu SGI, a TI-UNIPAM tem uma visão de futuro que indica os rumos para os próximos 5 anos.

Composição TI-UNIPAM

COLABORADORES

Gerente de Projetos de Tecnologia da Informação

1

Estagiário

10

Auxiliar Administrativo

1

Assistente Administrativo

2

Analista de Suporte de TI Pleno

7

Analista de Suporte de TI SENIOR

1

Operador de Computador

1

Coordenador de Informática

1

Estagiário

6

Analista de Desenvolvimento de Sistemas Júnior

4

Analista de Desenvolvimento de Sistemas Pleno

3

Analista de Desenvolvimento de Sistemas Sênior

6

Técnico de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações

5

Operador de Computador DB

1

Coordenadora de Desenvolvimento de Sistemas

1

Analista de Processos Júnior

2

Supervisora OSM/LGPD

1

Assistente Administrativo OSM/LGPD

2

Auxiliar Administrativo

1

Analista de Redes e de Comunicação de Dados Júnior

1

Analista de Redes e de Comunicação de Dados Pleno

4

Coordenador de Redes e Segurança

1