Normas De Uso De Salas De Aula




Objetivo


Descrever os tipos de Salas de Aula disponíveis, suas principais características e requisitos para utilização por professores e convidados.

Descrição


  • O UNIPAM disponibiliza os tipos de Salas de Aula descritos adiante, nas quais os professores e facilitadores podem contar com um pacote básico de softwares composto por: Sistema Operacional Windows; suítes de aplicativos de escritório com processador de texto, planilhas de cálculo, e apresentação gráfica (MS Office); compactador/descompactador de arquivos; leitor de arquivos portáveis (“pdf”); navegadores (Mozila Firefox, Internet Explorer e Google Chrome); utilitários multimídia (Windows Media Player, K-Lite Codec, Java) e Antivírus/Firewall.
    • Em todos os tipos de Salas, a unidade “D” no disco rígido do computador do professor/facilitador é disponibilizada para uso exclusivo de professores, os quais devem criar pastas em seu nome para armazenamento de seus materiais particulares. Fica a critério do professor o apagamento de sua pasta ao final de cada semestre letivo, e a Informática deverá proceder à limpeza da unidade “D” com periodicidade máxima anual.
    • AOS ALUNOS É VEDADO O ACESSO AOS COMPUTADORES DAS DIVERSAS SALAS DE AULA, e os professores/facilitadores se responsabilizam pelo cumprimento desta restrição durante seu período de uso da sala. Exceção a esta proibição é feita aos alunos Presidentes das Ligas Acadêmicas do curso de Medicina, que também deverão participar do mesmo treinamento em Salas Multimídia, para poderem ter acesso aos recursos tecnológicos disponíveis nas Salas de aula multimídia.
  • Salas de aula multimídia
    • Salas de aula equipadas com quadro branco, carteiras universitárias e instrumentos tecnológicos para apoio e dinamização de aulas: computador conectado à Internet, projetor multimídia e equipamento amplificador de áudio com caixa acústica.
    • A operação da sala é feita pelo professor. As salas de aula multimídia permanecem abertas mesmo fora do horário das aulas, mas com todos os seus equipamentos desligados. Não é permitido conexões de vídeo ou áudio de equipamentos portáteis de terceiros tais como notebooks, tablets, smartphones e outros. Não admitem instalação de softwares específicos além do pacote básico mencionado, exceto em casos específicos a serem avaliados de acordo com a demanda.
  • Salas de aula invertidas
    • Salas de aula equipadas com quadro branco, mesas redondas e cadeiras com rodízios, ar condicionado, computador conectado à Internet, projetor multimídia, sistema de som com microfone, conexões de vídeo e áudio para computadores portáteis na mesa do professor, e televisores transportáveis sobre estrutura com rodízios. Utilizável em qualquer disciplina de todos os cursos, para prover aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas.
    • A operação da sala é feita pelo professor. Fora dos horários de uso agendados, as Salas Invertidas permanecem trancadas à chave e com todos os seus equipamentos desligados. Não admitem instalação de softwares específicos além do pacote básico mencionado, exceto em casos específicos a serem avaliados de acordo com a demanda. Não admitem ingresso de pessoas portando bebidas e alimentos, mesmo que em embalagens fechadas.
  • Miniauditórios
    • Salas de aula equipadas com quadro branco, carteiras universitárias, ar condicionado, computador conectado à Internet, projetor multimídia, sistema de som com microfone e conexões de vídeo e áudio para computadores portáteis no gabinete do computador da sala. Extensão das salas de aula multimídia, equipada com mais recursos tecnológicos e mais carteiras universitárias.
    • A operação da sala é feita pelo professorFora dos horários de uso agendados, as Salas Invertidas permanecem trancadas à chave e com todos os seus equipamentos desligados. Não admitem instalação de softwares específicos além do pacote básico mencionado, exceto em casos específicos a serem avaliados de acordo com a demanda.
  • Salas de aula de informática
    • Salas de aula equipadas com quadro branco, ar condicionado, carteiras com computador conectado à internet, projetor multimídia, sistema de som com microfone e conexões para computadores portáteis na mesa do professor. Utilizável em qualquer disciplina de todos os cursos, para prover o desenvolvimento de habilidades em informática e pesquisas na Internet. A operação da sala no período diurno é realizada pelo professor, já no período noturno, esta operação pode ser realizada com auxílio de estagiário(a)s do departamento de Informática. Fora dos horários de uso agendados, as salas de informática permanecem trancadas à chave e com todos os seus equipamentos desligados.




Agendamento


  • As salas de aula disponibilizadas requerem agendamento para sua alocação e utilização.
    • Para salas de aula multimídia e miniauditórios, o pedido de agendamento deve ser emitido com antecedência mínima de 48 horas, formalmente, através de memorando ou preferencialmente por e-mail corporativo, aos órgãos responsáveis pela alocação da sala, conforme contido nos específicos itens subsequentes
    • Para salas invertidas e salas de informática, o pedido de agendamento deve ser emitido com antecedência mínima de 48 horas, através solicitação via gerenciador de chamados, à Informática. Acesso com navegador pelo link portal.unipam.edu.br, botão UniChamados: Novo Chamado, Tecnologia da Informação - TI, informática, Reserva de Salas Invertidas e Informática.
    • Nota: No caso de substituição de professores por impedimento do titular da aula, é importante que seja comunicado à Informática por e-mail ou telefone.
    • O pedido de agendamento deve conter necessariamente: Data, Horário, Curso, Disciplina, Turma, Número de Alunos e Nome do Professor. No caso de eventos diferentes das aulas regulares, sejam internos ou externos, substituir Curso, Disciplina e Turma pela DESCRIÇÃO ABREVIADA DO EVENTO.
  • Salas de aula multimídia
    • As aulas regulares em salas de aula multimídia são agendadas automaticamente pela Diretoria de Graduação, através de documento de ensalamento emitido no início de cada semestre letivo. O pedido de alocação de salas de aula multimídia, para eventos externos fora dos horários de aula regulares, deve ser feito à Diretoria Executiva, através do preenchimento do documento F-06/03 agendamento de eventos externos no UNIPAM, obtenível via SVN (funcionários/professores) ou via Secretaria da Reitoria (externos).
    • O professor da instituição e o facilitador externo deverão ser identificados para ter acesso aos recursos tecnológicos existentes. Eventos externos que demandem acesso à internet devem informar no pedido o nome e endereço de e-mail do instrutor e será exigido um prazo mínimo de 72 horas para geração de usuário e senha. Recomenda-se ainda neste caso, a informação sobre os sites específicos pretendidos, para fins de realização de testes de acesso.
  • Salas de aula invertidas
    • O pedido de alocação de Salas Invertidas, para eventos externos deve ser feito à Diretoria Executiva, através do preenchimento do documento F-06/03 agendamento de eventos externos no UNIPAM, obtenível via SVN (funcionários/professores) ou via Secretaria da Reitoria (externos).
    • O pedido de alocação de Sala Invertida para aulas regulares por todo o semestre é providenciado pelo Coordenador do Curso envolvido, quando da programação do semestre letivo e montagem dos horários, repassado a pró-reitoria de planejamento, ou através de solicitação de reserva emitida via gerenciador de chamados.
    • O pedido de alocação de Sala Invertida para aulas esporádicas deve ser feito à Informática, através de solicitação de reserva emitida via gerenciador de chamados, conforme item 3 - AGENDAMENTO, com antecedência mínima de 48 horas, e contendo Data, Horário, Curso, Disciplina, Turma, Número de Alunos e Nome do Professor. No caso de eventos diferentes das aulas regulares, sejam internos ou externos, substituir Curso, Disciplina e Turma pela descrição abreviada do evento. O professor da instituição e o facilitador externo deverão ser identificados para ter acesso aos recursos tecnológicos das salas. Recomenda-se ler e conhecer o arquivo IT-53/08 Instruções de Utilização de Salas Invertidas e assistir ao vídeo Vídeo tutorial salas invertidas IT-53/08.mp4 associado. Nota: as solicitações de aulas esporádicas deverão ser abertas em 1 data por chamado.
    • Eventos externos que demandem acesso à Internet devem informar no pedido o nome e CPF do instrutor e será exigido um prazo mínimo de 72 horas para geração de usuário e senha. Recomenda-se ainda neste caso, a informação sobre os sites específicos pretendidos, para fins de realização de testes de acesso.
    • Professores detentores de reservas semestrais, em caso de eventual desistência do uso deste tipo de sala, deverão avisar sua desistência, preferencialmente por e-mail, à Informática com no mínimo 48 horas de antecedência, para que o recurso possa ser disponibilizado para outros professores no horário previamente reservado.
  • Miniauditórios
    • O pedido de alocação de miniauditórios, para eventos fora dos horários de aula regulares, deve ser feito à Diretoria Executiva, através do preenchimento do documento F-06/03 agendamento de eventos externos no UNIPAM, obtenível via SVN (funcionários/professores) ou via Secretaria da Reitoria (externos). O professor da instituição e o facilitador externo deverão ser identificados.
    • Eventos externos que demandem acesso à Internet devem informar no pedido o nome e e-mail do instrutor e será exigido um prazo mínimo de 72 horas para geração de usuário e senha. Recomenda-se ainda neste caso, a informação sobre os sites específicos pretendidos, para fins de realização de testes de acesso.
  • Salas de aula de informática
    • O pedido de alocação de sala de informática, para eventos externos fora dos horários de aula regulares, deve ser feito à Diretoria Executiva, através do preenchimento do documento F-06/03 agendamento de eventos externos no UNIPAM, obtenível via SVN (funcionários/professores) ou via Secretaria da Reitoria (externos). O pedido de alocação de sala de informática para aulas regulares por todo o semestre é providenciado pelo Coordenador do Curso envolvido, quando da programação do semestre letivo e montagem dos horários, repassado a pró-reitoria de planejamento ou através de solicitação de reserva emitida via gerenciador de chamados.
    • O pedido de alocação esporádica de sala de informática deve ser feito à Informática, através de Solicitação de Reserva emitida via gerenciador de chamados, conforme item 3 – AGENDAMENTO, com antecedência mínima de 48 horas, e contendo Data, Horário, Curso, Disciplina, Turma, Número de Alunos e Nome do Professor. No caso de eventos diferentes das aulas regulares, sejam internos ou externos, substituir Curso, Disciplina e Turma pela descrição abreviada do evento. Nota: as solicitações de aulas esporádicas deverão ser abertas em 1 data por chamado.
    • Os pedidos de alocação de sala de informática devem informar a necessidade de softwares específicos que não constem do pacote básico comum a todas as salas. O professor da instituição e o facilitador externo deverão ser identificados.
    • Eventos externos que demandem acesso à Internet pelo professor/instrutor devem informar no pedido o nome e e-mail do instrutor. No caso de participantes externos, para ter acesso aos computadores das salas, será também necessário informar nome, e e-mail dos participantes, sendo exigido um prazo mínimo de 72 horas para geração de usuário e senha individuais para todos os usuários externos. Recomenda-se ainda neste caso, a informação sobre os sites específicos pretendidos, para fins de realização de testes de acesso.
    • Professores detentores de reservas semestrais, em caso de eventual desistência do uso deste tipo de sala, deverão avisar essa desistência à Informática com no mínimo 48 horas de antecedência, para que o recurso possa ser disponibilizado para outros professores no horário previamente reservado.




Utilização


  • As salas de aula disponibilizadas requerem rotinas de operação específicas para cada tipo de sala.
  • Salas de aula multimídia
    • O professor se dirige à Secretaria de bloco que gerencia a sala desejada e retira a chave do gabinete que abriga o computador.
    • Na sala destino o professor abre o gabinete, procede à vistoria inicial, aciona a chave geral e em seguida liga o computador.
    • O professor liga o projetor se for o caso.
    • O professor inicia a aula.
    • Ao final da aula, professor desliga o Sistema Operacional do computador, desliga o projetor com o controle remoto, e aguarda o resfriamento da lâmpada do projetor e o desligamento do computador para desligar a chave geral e trancar o gabinete.
    • O professor retorna à Secretaria do bloco para devolver a chave, e relata ao funcionário/secretária qualquer irregularidade detectada, seja de operação incorreta ou de mau funcionamento de componentes do sistema multimídia da sala.
  • Salas de aula invertidas
    • Existem salas invertidas nos blocos F, I, N e ALFA, e as chaves das salas são gerenciadas basicamente pela Informática (sala F114). As chaves das salas do bloco N estão presentes também na secretaria do bloco N, aberta apenas no período noturno, e na Biblioteca. Nos turnos onde não houver expediente na secretaria de bloco que atende à sala; as chaves estarão disponíveis na Informática, sala F114.
    • As informações sobre operação das Salas de aula Invertidas podem ser obtidas na IT-53/08 instruções de utilização das salas invertidas e no Vídeo_tutorial_salas_invertidas_IT_53_08
  • Miniauditórios
    • Existe miniauditório, conforme aqui descrito, apenas no quarto piso do bloco N. As chaves dos miniauditórios são gerenciadas apenas pela secretarias dos blocos E e N.
    • A operação dos Miniauditórios eventualmente pode ser assistida pelo Setor Audiovisual, que neste caso se encarrega de abrir a sala e ligar todos os dispositivos necessários, a critério do professor. No caso de operação autônoma, o professor é quem deve abrir o armário e gabinete do computador e ligar todos os dispositivos necessários.
    • No caso de operação assistida, o professor deve se dirigir diretamente ao miniauditório destino, comunicar ao funcionário quais subsistemas irá utilizar, requerer conexão de seu notebook, se for o caso, e escolher o tipo de microfone que irá utilizar, também se for o caso, e ministrar sua aula fazendo uso de suas habilidades no manuseio dos instrumentos tecnológicos disponibilizados. No caso de operação autônoma o professor deverá executar todas as etapas de ativação acima.
    • Após a aula, o desligamento dos sistemas e trancamento da sala também é executado pelo Setor de Audiovisual, no caso de operação assistida, ou então pelo próprio professor no caso de operação autônoma.
  • Salas de aula de informática
    • Existem salas de informática nos blocos C, E, F, G, H, I, M e N. Todas as salas informatizadas estão com suas especificações no arquivo DE-53/02 definição classificação salas de informática.
    • O professor deverá seguir o roteiro contido na Instrução de Trabalho IT-53/11 roteiro operação autogerida de salas de informática ou sua sucedânea.



Histórico de Revisões


Revisão Data Alteração Motivo da Alteração
11 13/05/2024 Substituição do termo utilizado “Coordenadoria de Informática” para “Informática”. Retiradas citações sobre o treinamento de salas multimídia e salas de informática. Adequação da “Nota” do item 3, sobre o caso de substituição de professor. Adequação do item 4.1, sobre o processo manual de ligar o projetor. Adequação do item 4.2, acrescentando a sala invertida do bloco F e a Biblioteca como um dos locais possíveis de alocação da chave, e a chave da gaiola. Adequação do item 4.3, sobre o local de retirada da chave e a localização dos miniauditórios. Adequação do item 4.4, sobre a especificação das salas informatizadas. Exclusão do roteiro decorrido no item 4.4, já citado anteriormente no mesmo.
12 13/05/2024 Alteração do número da sala da Informática de F320 para F114. Mudança de sala.
13 04/09/2025 Supressão de ferramenta descontinuada em pacote básico de softwares. Inclusão de expressão relacionada à instalação de softwares nas Salas Multimídia, Invertidas e Miniauditórios. Adequação de expressão relacionada à operação das Salas de Informática por professores, com inclusão de estagiário(a)s no turno noturno. Adequações relacionadas às reservas de Salas de Informática, Salas Invertidas e Miniauditórios. Inclusão de Nota referente às reservas esporádicas abertas via gerenciador de chamados. Supressão do termo CPF em itens relacionados às reservas externas. Supressão de expressão relacionada ao uso de mídia removível para utilização das salas multimídia. Supressão de orientações instruções para uso de Salas Invertidas e inclusão de referência à IT_53_08_ Instruções de Utilização das Salas Invertidas e Vídeo_tutorial_salas_invertidas_IT_53_08

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