Plano de expansão e atualização de ativos do UNIPAM




O plano de expansão e atualização de equipamentos é o documento que define os critérios e a estratégia que motivam aquisições, atualizações, manutenções e renovações de ativos, contratos e licenças da TI-UNIPAM.

Estratégia De Expansão E Atualização

  • O UNIPAM trabalha com a estratégia de melhoria contínua da qualidade dos seus serviços, de forma incremental. Essa abordagem está no cerne do UNIPAM e pauta seus planejamentos em concordância com seu Sistema de Gestão Integrada (SGI).





Critérios Para Expansão E Atualização


  • Sustentabilidade financeira: definida como uma atividade que “pode ser mantida por um período indeterminado de tempo, ou seja, para sempre, de forma a não esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer durante este período”. Caso uma aquisição ou renovação de equipamentos sinalize um prejuízo a essa sustentabilidade, deverá ser revista e adequada. Se não for possível uma adequação no momento, o processo deve ser reavaliado posteriormente em um momento de sustentabilidade ou cenário econômico propício;
  • Demanda: mapear a demanda dos equipamentos auxilia no planejamento de aquisições, renovações e manutenção de ativos de acordo com as necessidades do UNIPAM;
  • Obsolescência: refere-se à “condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado” . Caso um ativo esteja obsoleto, podendo prejudicar a continuidade dos serviços do UNIPAM em eventual falha, dano ou ausência de suporte, ele é incorporado no plano de expansão e atualização de equipamentos. Antes dessa etapa, é realizada uma análise técnica sobre a capacidade do ativo de ser empregado em outra demanda do UNIPAM de forma sustentável.
  • Políticas e planos: expansões e renovações não são realizadas sem que estejam alinhadas com as políticas e planos do UNIPAM, além deste próprio documento. Exceções aos planos devem ser devidamente justificadas.
  • Auditoria de processos e ambientes: alinhada com a estratégia de melhoria contínua, a auditoria de processos e ambientes permite identificar proativamente o quê, como, quando e porquê ativos do UNIPAM devem ser atualizados ou expandidos.
  • Disponibilidade Orçamentária: mesmo havendo um planejamento financeiro sustentável, demanda, conformidade com políticas e planos, a expansão e atualização de equipamentos depende de orçamento disponível. Estes critérios são autônomos em sua definição mas, por natureza, interdependentes em sua execução .


Acesse o Catálogo TI completo